APRENDER: PROCESSO OU PASSE DE MÁGICA?
No dia 17 de outubro, sábado, das 9 às 11h, na COOPEN, conversamos sobre as possibilidades de aprendizagem, mediante superação de um conflito interpessoal ou intrapessoal.
Sob a ótica da psicologia, Marly comentou o papel do conflito/desafio nos primeiros anos de vida e as influências dessas situações na construção da identidade e da personalidade da criança.
Em relação à didática, Maria Eliza apresentou o conceito da mediação e da contradição na abordagem da metodologia da mediação dialética.
Danila relatou experiências em relação ao trabalho clínico com o aprendiz que possui baixa autoestima e falta de motivação para o aprender.
Marilucia Ferreira apresentou as razões pelas quais decidiu registrar situações que revelam a educação como um processo que ocorre entre seres humanos guiados por uma teoria. O processo de ensino possui um protagonista – o professor, e o processo de aprendizagem outro – o aluno: assim ela fundamentou sua análise pautada na categoria da contradição como essencial para a mediação e superação de um conceito ou procedimento.