A contação de história, como estratégia didática, para conduzir as crianças ao mundo letrado.
Proporcionar aos educadores informações sobre os procedimentos e as ferramentas básicas para utilizarem a contação de história como uma das possibilidades de conhecimento e interesse pelo ambiente letrado em nossas escolas.
Pedagoga, Psicopedagoga, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I, Especialista em Educação Especial e Intervenção Familiar, Graduada em Psicopedagogia Clínica pela Doutora Alícia Fernandez, pela EPSIBA de Buenos Aires.
Desejamos muito que os professores tenham prazer em ler para si e para os alunos.A intenção pedagógica ultrapassa os muros da escola, pois queremos que os alunos tenham prazer em ler e não apenas o hábito de ler.
Por meio da leitura os alunos entrarão em contato com o mundo da escrita e a partir daí conquistarão a competência escritora.
Jon ShowLord Commander
É obvio que as crianças têm um bom motivo para aprender a falar.
A fala preenche uma série de funções vitais na sua vida.
Mas que razões pode ter uma criança para aprender a ler e a escrever?Jon ShowLord Commander
Marilucia Ferreira e Danila Bassi Romero dialogaram sobre o ato de ler e de contar história para crianças no contexto educacional.
Ressaltou-se a importância de o professor conhecer muito bem a história a ser lida, pois dessa forma fará as alterações na voz necessárias ao representar o narrador e o personagem.
Destacou-se, também, a importância de alguns autores que pesquisam os atos de leitura , favorecendo, assim, o prazer da criança em ler e se aproximar do mundo letrado.
Marilucia fazia algumas intervenções para situar autores que pesquisam os atos de leitura , tais como:
Délia Lerner, Isabel Solé, Lucia Lins Rego e Fanny Abramovich.
Ficou claro para os participantes as razões pelas quais Marilucia e Danila optaram em oferecer esse momento para os professores:
Um ato de reflexão sobre a contação de histórias…
Ao planejarem o Encontro pensaram o seguinte:
Por que oferecer essa reflexão?
“Pensamos em uma Oficina para refletirmos sobre as diferenças em ler e contar história no contexto educacional”.
A contação de história, como estratégia didática, para conduzir as crianças ao mundo letrado.
04 de Maio de 2015
COOPEC – Colégio Albert Sabin
Nosso trabalho busca o respeito pelas pessoas e aos prazos e o compromisso com o resultado.
É dessa forma que a MF Educacional deseja e espera alcançar o reconhecimento na área educacional.