Para planejar o ano letivo, daqui a alguns dias, as escolas iniciam as reuniões com a equipe pedagógica. Em seguida, é chegada a hora da apresentação dos professores às famílias – reunião de pais e mestres. É um momento oportuno para se vivenciarem os princípios e os valores da instituição. A Direção faz as apresentações da equipe e dos procedimentos adotados pela escola para dar vida ao Projeto Educativo. Depois, os professores conversam com a turma de pais dos seus alunos.
Neste primeiro contato é comum uma certa carga de ansiedade por ambas as partes. Os pais criam expectativas sobre o perfil da pessoa que acompanhará o desenvolvimento e a aprendizagem do seu filho. Esperam encontrar alguém com carisma, conhecimento técnico, segurança, organização, e de quem o filho goste Por outro lado, os educadores também esperam receber alunos cujas famílias consideram o vínculo com a escola algo valioso para que o seu filho perceba a sintonia e caminhe por uma trajetória alicerçada em valores comuns.
Portanto, é imprescindível a preparação para a acolhida das famílias. O profissional fundamentado estará menos vulnerável a falhas, que poderão criar situações indesejáveis.
Para preparar o encontro com os pais, os aspectos organizacionais e conceituais devem ser pensados, esclarecidos e planejados.
1. Como será o convite às famílias?
2. Quanto tempo durará a reunião?
3. Quantos assuntos serão abordados? Como definir e apresentar a pauta?
4. Quais serão os objetivos para esse encontro?
5. É importante ter a lista de presença?
6. Quais são princípios e os procedimentos didáticos da escola? Para saber mais sobre esse assunto, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo Skype mfeducacional.
Abordagens imprescindíveis no contato professor / pais / alunos
Para falar sobre os princípios didáticos e ressaltar os valores que sustentarão as intervenções do professor, na reunião entre professores e pais, indicamos a leitura do livro Balança, Malu!, da professora Marilucia Ferreira. A história traz implícitos fatores que sustentam uma intencionalidade didática oportuna para falar com os pais. O ambiente da escola deve favorecer os desafios, as tentativas e acolher o aluno auxiliando-o para a construção da autoestima positiva e não fazer por ele.