Uma pesquisa feita entre escolas participantes do Programa Jovem do Futuro, mantido pelo Instituto Unibanco, conseguiu mensurar o que a prática já demonstrava: uma boa administração da escola melhora a performance do aluno. O resultado foi divulgado pelo jornal Folha de São Paulo.
A pesquisa foi feita pelo INSPER, uma instituição de ensino superior e pesquisa, sem fins lucrativos. Durante três anos, foram acompanhados dois grupos de escolas ligadas ao Programa Jovem do Futuro: um deles, chamado de “grupo de tratamento”, foi integrado imediatamente ao programa. As escolas do outro grupo, chamado de “controle”, concordaram em participar apenas para servir de comparação. Em troca, foram incorporadas ao Jovem do Futuro três anos depois.
O programa trabalha junto a secretarias estaduais de Educação, em planejamento, assessoria técnica e formação de diretores de escolas, dirigentes regionais e demais envolvidos na gestão e coordenação. Também são elaborados planos pedagógicos, os quais têm por finalidade a melhoria do desempenho dos estudantes.
Durante os três anos da pesquisa foram realizados 141 experimentos de comparação entre os dois grupos de escolas, com avaliações, levando-se em conta a régua de proficiência do SAEB (Sistema Federal de Avaliação de Educação Básica). Nas 141 comparações, o grupo das escolas em “tratamento” foi superior ao grupo de “controle” em 92 dos casos, na nota de português e, em 95, na de matemática.
“Um dos aspectos interessantes da pesquisa é a constatação de que a gestão traz resultados excelentes para o aluno: o tempo é tão bem utilizado para focar os processos de ensino e de aprendizagem que é como se o aluno, ao final, tivesse um ano a mais de aprendizado”, explica Marilucia Ferreira, consultora da MF Educacional.
A consultora alerta ainda que o sucesso de uma gestão escolar se posiciona muito além do planejamento: “De nada adianta planejar, se esse planejamento não for colocado em prática, ou seja, acompanhar, revisar, checar, (re)planejar. E é preciso estudar o modo de ser e de fazer da escola, a fim de que todos possam atuar com bases mais sólidas e bem fundamentadas e exercer, de modo efetivo, a responsabilidade pelos resultados. Com isso, como comprovado em várias escolas com as quais fizemos o Estudo de Gestão, a instituição como um todo tem certeza da sua identidade, dos seus valores e do seu papel na comunidade”, afirma Marilucia Ferreira.
Nosso trabalho busca o respeito pelas pessoas e aos prazos e o compromisso com o resultado.
É dessa forma que a MF Educacional deseja e espera alcançar o reconhecimento na área educacional.