Rosely Sayão, em sua coluna semanal na Folha de São Paulo, aborda uma questão essencial do processo educacional: o relacionamento da escola com a comunidade, o qual, segundo ela, vai muito mal e que, como profissionais da área de educação, em algumas situações, não temos como discordar.
Segundo a psicóloga, há erros de ambos os lados. A escola tradicional entende que não precisa explicar o trabalho que realiza. Espera que os pais acreditem “cegamente” nela. E quando surge algum problema, a origem, sem dúvida alguma, é o aluno “problemático”. E as famílias, em que erram nessa relação com a escola? Para Rosely, é principalmente o fato de se comportarem como consumidoras: alguém que contrata um serviço e quer recebê-lo de forma integral. Qualquer problema que surgir é com a escola. A saída, finaliza a colunista, é o diálogo.
Sim, mas, como promover esse diálogo? Como conscientizar escola e família de que um bom aprendizado não se resume à sala de aula e nem à “bagagem” do aluno?
Em virtude da experiência adquirida em salas de aula, em coordenadorias e no meu trabalho como consultora, não tenho dúvida de que, para esse diálogo, o primeiro passo deve ser dado pela escola. Afinal, ela é o centro que reúne os anseios de dezenas, às vezes, centenas de famílias e, talvez, seja muito mais prático a escola buscar um diálogo com todas que esperar iniciativas de cada família.
Uma ferramenta ótima para se criar uma atitude participativa é o Estudo em Gestão Escolar. Por meio dele, todos, dentro da Instituição, passam a conhecê-la melhor, a ter bem definidas suas crenças pedagógicas, seus valores e os objetivos, a agir para fortalecer suas excelências e diminuir suas deficiências – enfim, com esse Estudo, a escola enxerga claramente qual a sua razão de existir e como realizá-la.
Uma escola consciente de si mesma tem orgulho em se mostrar para a comunidade, como também em ser capaz de dialogar com essa comunidade, para acolher os sonhos das famílias – e torná-los realidade em cada aluno a ela confiado.
Marilucia Ferreira – Consultora em Estudo de Gestão Escolar
Nosso trabalho busca o respeito pelas pessoas e aos prazos e o compromisso com o resultado.
É dessa forma que a MF Educacional deseja e espera alcançar o reconhecimento na área educacional.