“Estamos no parque.
Ass: Turma Infantil 4”
Colocar um bilhete na porta da sala de aula em uma escola de educação infantil pode gerar aos alunos curiosidade sobre o código utilizado para a nossa comunicação.
Era assim que eu procurava despertar a necessidade da leitura com as crianças.
Quando falamos com os alunos acerca de códigos ou enigmas elas se encantam.
Antes de sairmos da sala de aula, eu apresentava algumas tarjetas contendo recados. Assim, pedia para um aluno ou uma dupla tentar descobrir o recado adequado para informar o local em que nos encontrariam, caso algum precisasse falar conosco.
Essa prática foi um disparador interessantíssimo para os alunos de quatro anos.
Gostaram tanto que as outras crianças mais velhas também queriam descobrir esse famoso enigma ou o que significava aquela ” marca”.
Após um período, era comum alunos passarem pelo corredor pararem em frente às portas para fazerem as tentativas de leitura. Isabel Solé , pesquisadora e autora do livro Estratégias de Leitura, considera a inferência, isto é, a antecipação do significado de uma mensagem, importante para o aprendiz em processo de alfabetização.
Um exemplo:
– Olhaaa, diziam os alunos de outras turmas.
– Os alunos do Infantil 4 estão na Informática.
– Como você sabe?, dizia o colega.
– Porque tem o I da Isabela.
– Quando é parque, tem o P do Pedro.
E assim os alunos percebiam que ali continha mais que letras, havia um significado.
Ler é muito mais que decifrar um código.
Não nascemos falando corretamente, o que e como falaremos dependerá do ambiente em que estamos inseridos. Assim deve ser também para a leitura e a escrita. Ninguém ensinou para uma criança de três anos onde está escrito McDonald’s, mas ela olha a marca e entende a mensagem sem decodificar as letras. É assim que o nosso cérebro funciona.
Ler e escrever é importante porque precisamos da comunicação em vários contextos. O ambiente letrado é o ambiente em que a escrita e a leitura fazem parte do dia a dia dos alunos. Este ambiente mostrará o porque e o para que precisamos nos alfabetizar.
Bilhete na porta é uma entre as diversas estratégias que geram sentido para a aprendizagem efetiva dos nossos pequenos.
Marilucia Ferreira
Nosso trabalho busca o respeito pelas pessoas e aos prazos e o compromisso com o resultado.
É dessa forma que a MF Educacional deseja e espera alcançar o reconhecimento na área educacional.