Vamos dar a oportunidade aos alunos para organizarem e prepararem um encontro com a família?
A data, local e o horário podem ser definidos pela instituição. Mas quem redigirá o convite?
As próprias crianças podem ditar para a professora ou escreverem em grupo. A ideia é favorecer o contato da língua escrita em situações reais de uso – a função social é determinante para o entendimento desse conteúdo.
Juntos, dependendo da idade, podem pensar acerca das informações que deverão constar nesse texto. Convite pronto?
Chegou a hora de combinar como será esse encontro.
E ai vai a dica! A ideia é realizar com os alunos a atividade descrita abaixo e, depois, realizar a mesma atividade com os convidados.
VAMOS VIAJAR? Essa é a proposta
Etapa I
A professora levará para a sala de aula alguns encartes ou revistas de turismo, alguns jornais possuem o caderno turismo.
Ela pedirá aos alunos para se organizem em grupos.
Cada grupo decidirá um destino.
Os grupos selecionarão as informações acerca da localidade escolhida e usarão uma folha em branco para registrar as seguintes informações:
1. Destino
2. Quantidade de dias
3. Meios de transporte
4. Estimativa de gastos
5. Escrever uma lista contendo as bagagens
Etapa II
No dia do encontro, as crianças organizarão os grupos dos familiares de tal forma que eles fiquem no mesmo grupo da etapa I.
A professora pedirá para algum aluno explicar a mesma proposta. Depois entregará o planejamento da viagem elaborado pelas crianças, contendo as hipóteses em relação aos valores, lista de bagagem etc.
Neste momento, a interação é interessante e valiosa. Um dos membros do grupo ficará responsável em anotar os comentários e alguns conteúdos acadêmicos contidos nas conversas. Ex: quantos dias ficarão viajando? Matemática; quanto levarão de dinheiro?, quanto calcularam para gastar? A bagagem depende do local e do clima? O grupo foi colaborativo?
Enfim, é preciso sentir para fazer sentido. Aprender está a serviço de algo maior, algo que ajude a ver mais e esteja comprometido com outro, cooperação e colaboração para o crescimento coletivo e não apenas individual.
Finalização
Cada grupo deixará uma resposta: De que precisamos para aprender?
Nestas datas, às vezes, as escolas optam por apresentações ou presenteiam as famílias com algo pronto sem a participação da criança.
A proposta é inovar e proporcionar um momento cuja união, convivência respeitosa, criatividade, entre outros sentimentos e valores sejam evidenciados. Presente no real sentido. Estar presente. Viver com.
Excelente oportunidade para as crianças e familiares entenderem as funções sociais da escrita, da matemática, da geografia e, acima de tudo, da convivência humana.