Educadores, vamos conversar sobre a 1ª reunião do ano?
Para planejar o ano letivo, daqui a alguns dias, as escolas iniciam as reuniões com a equipe pedagógica. Em seguida, é chegada a hora da apresentação dos professores às famílias – Reunião de pais e mestres.
Durante o ano, geralmente, as escolas oferecem dois formatos de reuniões, uma coletiva e outra individual. Nessa época, início de ano, o formato é coletivo, assim, esse será mais um momento oportuno para se vivenciarem os princípios e os valores da instituição. A Direção faz as apresentações da equipe e dos procedimentos adotados pela escola para dar vida ao Projeto Educativo. Depois, os professores conversam com a turma de pais dos seus alunos.
No primeiro contato dos pais com os professores, é comum uma certa carga de ansiedade por ambas as partes. Os pais criam expectativas sobre o perfil da pessoa que acompanhará o desenvolvimento e a aprendizagem do seu filho. Os professores esperam ser claros e, por meio da coerência, conquistarem a confiança das famílias.
Embora, em alguns casos, ao conhecer a escola, o coordenador apresente os valores, a proposta pedagógica e o perfil dos profissionais, ainda assim, sabemos que a expectativa é grande. Isso faz sentido. Os pais esperam encontrar alguém com carisma, conhecimento técnico, segurança, organização, e de quem o filho goste, enfim, o tempo todo o professor está sendo analisado.
Por outro lado, os educadores também esperam receber alunos cujas famílias consideram o vínculo com a escola algo valioso para que o seu filho perceba a sintonia e caminhe por uma trajetória alicerçada em valores comuns.
Portanto, é imprescindível a preparação para a acolhida das famílias. Temos controle sobre o que vamos falar, mas não o temos em relação ao que transmitimos. Dessa forma, o profissional fundamentado estará menos vulnerável a uma falha a qual poderá lhe criar situações indesejáveis.
Para preparar o encontro com os pais, os aspectos organizacionais e conceituais devem ser pensados, esclarecidos e planejados. Quer saber mais sobre esse assunto, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo Skype mfeducacional
Para falar sobre os princípios didáticos e ressaltar os valores que sustentarão as intervenções do professor, na reunião, indico a leitura do livro Balança, Malu!
Nessa história estão implícitos fatores que sustentam uma intencionalidade didática oportuna para falar com os pais. O ambiente da escola deve favorecer os desafios, as tentativas e acolher o aluno auxiliando-o para a construção da autoestima positiva e não fazer por ele.
Ressalto o valor da conversa sobre esses procedimentos e encaminhamentos que os pais e a equipe da escola enfrentarão durante todo o ano.
O conhecimento nos ajuda a ver. O profissional conquista a confiança da escola e da família quando revela seu conhecimento, mediante suas ações.
Podemos conversar sobre:
Os alunos acolhem os novos colegas, os pais respeitam os novos professores?
Um grande abraço. Aguardo pelo seu contato.
Nosso trabalho busca o respeito pelas pessoas e aos prazos e o compromisso com o resultado.
É dessa forma que a MF Educacional deseja e espera alcançar o reconhecimento na área educacional.