Veja como a teoria pode auxiliar neste desafio que é a comunicação construtiva.
Fique de olho!
A LINGUAGEM COMO PROMOTORA DA BOA CONVIVÊNCIA
Sempre que nos dirigimos a alguém transmitimos mensagens que causam impressões em suas emoções e fazem diferença em seus sentimentos. A maneira como falamos afeta a vida do outro para melhor ou pior. As palavras e a forma com que a usamos fazem uma grande diferença.
Numa relação educativa, é preciso aprender uma comunicação de maneira mais adequada, mais eficiente; dominar técnicas e procedimentos que nos auxiliam estabelecer diálogos mais efetivos resultando em um melhor processo de resolução de conflitos, maior empatia e melhoria nas relações.
O educador deve evitar avaliações ao conversar; fugindo de expressões que emitam julgamentos sobre a personalidade ou a capacidade do aluno, preferindo as palavras que descrevam aquilo que está se vendo ou sentindo, sem ameaçar, criticar ou culpar o outro. E preferível utilizar palavras que descrevam (o que vê, o que sente). O princípio é falar com a situação, não com a personalidade e o caráter. Em vez de Chorando de novo? Como você é chorão!”, é preferível:
“Não consigo entender o que você está dizendo. Acalme-se para podermos conversar”. Saber como aplicar este princípio nas situações mais diversas é a essência da comunicação efetiva. A linguagem descritiva dá a oportunidade à criança ou jovem, de por si mesmo, chegar a uma conclusão do que deve ser feito, diminuindo assim o desafio, reduzindo a resistência e favorecendo a colaboração.
É importante que, inicialmente, o professor reflita qual a sua real intenção. Se ele pretende fazer com que um aluno se sinta compreendido ou se acalme em uma situação de conflito para que possa iniciar um diálogo, uma boa estratégia é o uso da “escuta ativa” (GINOTT, 1973; FABER, MASLIZSH, 2005). Fonte: Coleção Valores Sociomorais. Ed. Adonis. Vol 5 – p. 76 e 77.
Na próxima postagem, continuarei a partilha dos temas contidos na Coleção Valores Sociomorais. #mfeducacional#escolas#convivenciaeticanaescola#comunicacãoconstrutiva