+55 17 996016868
[email protected]
Facebook
Instagram
MfeducacionalMfeducacionalMfeducacionalMfeducacional
  • Home
  • A MF Educacional
    • Quem Somos
    • Depoimentos
  • Nossos Conteúdos
    • Eventos e Palestras
    • + Saber
    • Livros
    • Fotos
    • Nossa Estante
  • Contato

19/11/2019

19 de novembro de 2019mariluciaNossa Estante, Texto

Como diria Gabriel, o Pensador… “Se liga aí, se liga lá, se liga então! Se legalize nessa comunicação. . . Se liga aí, se liga lá, se liga então! Se legalize a opção”. E quando é preciso melhorar a comunicação na escola, por onde começar? Quando desejamos que o estudante melhore em alguma disciplina, iniciamos pelo que ele já sabe sobre o conceito a ser trabalhado – conhecimento prévio. A partir daí, iniciamos o trabalho pedagógico para que haja avanços.  Outra estratégia para que a instituição avance é a escuta. A ideia é que famílias, alunos, professores e funcionários sejam ouvidos quanto às perguntas acerca das posturas e procedimentos que a escola realiza. Assim, mediante as respostas, obtém-se o diagnóstico para elaboração do plano de trabalho institucional. “A literatura permite afirmar que o clima da escola compreende a junção das percepções dos alunos, professores, gestores, pais e funcionários em relação ao universo escolar, tanto sobre a instituição de ensino como um todo, quanto sobre a sala de aula em específico. Isso inclui desde a organização administrativa e educacional até as relações entre os que convivem naquele espaço.
A partir disso e após muita pesquisa e reflexão, o GEPEM estabeleceu, também em 2016, o conceito que passou a balizar os nossos estudos no tema, definindo que o clima é constituído por avaliações subjetivas e refere-se à atmosfera psicossocial de uma escola, e cada uma possui o seu clima próprio. Ele influencia na dinâmica escolar e, por sua vez, é influenciado por ela. Desse modo, interfere na qualidade de vida e na qualidade do processo de ensino e de aprendizagem.
A partir desse conceito, elaboramos três instrumentos de medidas (disponíveis no site da biblioteca digital da Unicamp), que envolvem oito dimensões capazes de avaliar o clima escolar na perspectiva dos alunos, professores e gestores da Educação” (MORO, A. Revista Nova Escola, 2018)
Esse procedimento é um, entre tantos outros, cujo objetivo é aprimorar a comunicação e a ela se ligar. Em breve, falaremos sobre outras possibilidades! Oxalá, se legalize a opção! #mfeducacional#comunicaçãonaescola#convivenciaetica#pppnaescola

Notícia Anterior 09/11/2019 Próxima notícia 28/11/2019

MF Educacional

Nosso trabalho busca o respeito pelas pessoas e aos prazos e o compromisso com o resultado.
É dessa forma que a MF Educacional deseja e espera alcançar o reconhecimento na área educacional.

Eventos

  • Como educar em valores?
  • 10/02/2020
  • 03/02/2020

Contatos

+55 17 996016868
[email protected]
Facebook
Instagram
Skype
  • Home
  • A MF Educacional
    • Quem Somos
    • Depoimentos
  • Nossos Conteúdos
    • Eventos e Palestras
    • + Saber
    • Livros
    • Fotos
    • Nossa Estante
  • Contato
© 2014 MF Educacional. Todos os direitos reservados.