2ª Conversa com Quem Educa
A escola cultiva relacionamento integrador com as famílias de seus alunos?
A integração família-escola foi identificada como um fator de grande impacto nos resultados de aprendizagem dos alunos. Escolas em que os pais participam mais, os alunos aprendem mais. Isso porque, mediante essa participação, os pais demonstram aos filhos que valorizam sua aprendizagem, têm mais condições de acompanhar o trabalho da escola e dele participar. E isso a família pode fazer, mesmo que tenha baixa escolaridade ou mesmo que seus componentes sejam analfabetos.
O mote popular “é o olho do dono que engorda o gado” pode ser aplicado. O distanciamento dos pais em relação à atuação da escola funciona como uma falta de estímulo e também de atenção ao trabalho de seus profissionais. Por outro lado, os alunos, ao perceberem esse distanciamento, interpretam-no como uma falta de valorização ao trabalho da escola e de seus resultados.
O distanciamento existente entre pais e escola gera uma condição que os alunos sabem explorar e manipular, contribuindo para a criação de uma zona de desconforto e até mesmo de desconfiança entre pais e escola. Não é incomum os filhos indicarem aos pais que tiraram notas insatisfatórias porque “o professor está me perseguindo”, “o professor não ensinou direito” etc. Nessas circunstâncias, quando os pais não estabeleceram relacionamento com a escola, tendem a condenar os professores ou o filho, em vez de, a partir de um relacionamento de confiança (que só é possível com a interação e conhecimento), procurar a escola para analisar o problema existente e buscar dar-lhe melhor encaminhamento.