+55 17 996016868
[email protected]
Facebook
Instagram
MfeducacionalMfeducacionalMfeducacionalMfeducacional
  • Home
  • A MF Educacional
    • Quem Somos
    • Depoimentos
  • Nossos Conteúdos
    • Eventos e Palestras
    • + Saber
    • Livros
    • Fotos
    • Nossa Estante
  • Contato

Como proporcionar um ambiente sociomoral justo e respeitoso?

29 de maio de 2017marilucia+ Saber

Por todo lado se fala em “crise de valores morais”. E como fica a escola contemporânea neste cenário? Mais que nunca, cabe a ela se firmar como um dos pilares da sociedade: sua missão hoje é reforçar o aprendizado das habilidades sociomorais, ou seja, das competências que as pessoas possuem para lidar com as próprias emoções, como autoconhecimento, colaboração, resolução de problemas. A partir delas, será possível desenvolver a convivência ética, com respeito, justiça e igualdade, que melhoram não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas – se bem assimiladas – todas as relações dentro da sociedade. Ou seja, competências socioemocionais auxiliam na construção de um ambiente sociomoral justo e respeitoso.

Este foi o ponto chave da palestra da pedagoga Adriana Ramos, da qual participamos no dia 25 de maio, no auditório da Fundação FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas). Segundo ela, a própria escola deve se questionar, e aos seus valores, para avaliar se está realmente voltada para a educação integral, que não pode estar focada apenas o desenvolvimento acadêmico. Para o aluno, o aprendizado deve ser algo que faz a vida ficar melhor em todos os sentidos. Não existe escola com bom desempenho acadêmico se não houver nela um ambiente sociomoral cooperativo, baseado na justiça, no respeito e na convivência democrática – valores que devem ser praticados diariamente. Não são tarefas: são vivências. Porque a convivência não deve ser vista como um problema, mas como uma plataforma sobre a qual vamos construir um ambiente que proporcione desenvolvimento para todos.

É isto o que tem buscado o GEPEM, com suas ações na escolas atendidas: aula semanal sobre convivência ética, jogos para expressão de sentimentos, uso da tecnologia – ambiente colaborativo, oficinas sobre linguagem construtiva, escuta ativa e assertividade, entre outras. Estas ações são desenvolvidas nas escolas em três vias: pessoal, curricular e institucional.

A equipe de profissionais da EMEF Maria Pavanatti Fávaro,  escola na qual atuo há um ano e meio pelo GEPEM, estava presente. A respeito dessa vivência, a pedagoga Adriana Ramos salientou: “Não temos receita, temos pessoas envolvidas em refletir e agir para transformar.”

Gostaria de lembrar aqui algumas palavras de Martin Luther King: “O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética… O que me preocupa é o silêncio dos bons.”

Fique a certeza de que os bons não estão em silêncio.

Marilucia Ferreira

Grupo Pavanatti Gepem 2

Notícia Anterior Alô, quem está lendo para você? Próxima notícia Pensarjunto.com

MF Educacional

Nosso trabalho busca o respeito pelas pessoas e aos prazos e o compromisso com o resultado.
É dessa forma que a MF Educacional deseja e espera alcançar o reconhecimento na área educacional.

Eventos

  • Como educar em valores?
  • 10/02/2020
  • 03/02/2020

Contatos

+55 17 996016868
[email protected]
Facebook
Instagram
Skype
  • Home
  • A MF Educacional
    • Quem Somos
    • Depoimentos
  • Nossos Conteúdos
    • Eventos e Palestras
    • + Saber
    • Livros
    • Fotos
    • Nossa Estante
  • Contato
© 2014 MF Educacional. Todos os direitos reservados.