O GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral) tem levado às escolas propostas de trabalho para que as pessoas fiquem engajadas moralmente e tenham uma vida pautada em uma convivência democrática. Sabemos que ninguém nasce moralmente pronto, para aprender os valores é preciso vivê-los e identificá-los em nossas decisões diárias.
Nossa atividade no GEPEM tem sido muito gratificante, produtiva e interativa. Para entender e pensar junto sobre essas questões utilizamos um aplicativo, o Knowledge Forum, desenvolvido pela Universidade de Toronto, para apoiar comunidades no desenvolvimento de conhecimento. Ele funciona como “um espaço colaborativo único para compartilhar idéias e dados, organizar material de curso, analisar os resultados da pesquisa, discutir textos e citar materiais de referência”, e já foi adotado em 19 países.
Com este software on line, podemos registrar as nossas ideias iniciais, ler os demais registros, entender os dilemas morais e, assim, avançar coletivamente. Pensarjunto.com, a tecnologia a favor da aprendizagem.
Observar as ideias iniciais e como são transformadas e melhoradas é algo, para mim, inovador. Imagine você receber uma pergunta ou situação problema e poder representar o seu pensamento, isto é, torná-lo visível (“visible thinking”) para que outros leiam e pensem junto com você. Mas não é pensar sem procedimento, e sim, por meio de rotinas que instigam a sua atividade intelectual.
Escrever o seu pensamento para todo mundo ler pode dar uma sensação estranha? Pode ser que sim. Algumas pessoas podem sentir um certo constrangimento, mas logo essa sensação vai diminuindo. E no seu lugar, entra a vontade de ter a sua ideia melhorada, pois, devido à participação coletiva, você percebe que juntos somos melhores.
É interessante sentir o envolvimento do grupo de professores aprendendo uns com os outros, buscando e compartilhando leituras sobre o tema, escutando um especialistas do assunto, reescrevendo as suas ideias iniciais e percebendo o quanto podem ser melhoradas.
Sou muito interessada em observar como o ser humano aprende, e como a tecnologia pode oferecer ferramentas para aprimorar o entendimento, assim como sua criticidade e criatividade; Por isto estou fascinada com essa possibilidade.
Agora o lápis escreve “além” do caderno, e podemos reescrever nossas ideias sem perder o caminho que percorremos para manter o movimento necessário para aprender. Como eu pensava…e agora, como penso?
Só que, para que isso aconteça, não basta um ótimo aplicativo. É importante principalmente o engajamento do grupo. Vamos pensarjunto.com?
Marilucia Ferreira
Nosso trabalho busca o respeito pelas pessoas e aos prazos e o compromisso com o resultado.
É dessa forma que a MF Educacional deseja e espera alcançar o reconhecimento na área educacional.