O quebra-cabeça do cotidiano escolar….
Que tal propor a um grupo de colegas a montagem de um quebra-cabeça de quinhentas peças, sem revelar a imagem a ser montada, informando apenas as regras para jogar? Tem ideia do que acontecerá?
Como no jogo, trazer para a escola muitas “peças” (informações, regras, projetos ou até mesmo mudanças de procedimentos) sem considerar os princípios que sustentam a instituição (sua imagem, identidade), isto é, quem somos, o que desejamos, como precisamos agir. Sabe o que acontece?
Olhar para os profissionais, alunos e familiares passando o ano todo a procurar as peças para entenderem o cenário escolar, a fim de caminharem juntos, “escolhendo as peças” adequadas e buscando meios coerentes com o fim desejado. Isso pode dar certo?
Por fim, duas vertentes:
É comum profissionais, alunos e familiares passarem anos “procurando as peças” sem entender o que “pretendem montar”.
Por isso, a comunicação assertiva é essencial para favorecer o diálogo como meio para o desenvolvimento humano e exercitar a justiça, solidariedade e o respeito.
Permanecer na segunda vertente será o nosso entendimento para vencer este quebra-cabeça chamado convivência, revelando a imagem a ser “montada”: sem ansiedade, frustração ou desânimo!
Linguagem, Comunicação Assertiva, Escuta Ativa são temas valiosos para estudarem e aplicarem na escola. Fique de olho! #mfeducacional#escolas#convivenciaeticanaescola#gestaoescolar
Nosso trabalho busca o respeito pelas pessoas e aos prazos e o compromisso com o resultado.
É dessa forma que a MF Educacional deseja e espera alcançar o reconhecimento na área educacional.