Profissional da educação tem que ensinar respeito, justiça e tantos outros valores morais? Isto o aluno deve trazer na “sua mochila”.
Compreender que a escola é mais um local em que as pessoas enfrentam os desafios da convivência respeitosa é algo óbvio. Contudo, ainda é comum expressões do tipo:
“Educação vem de casa”; “Professor terá que fazer mais este trabalho? “
Sabemos que a família também exerce grande influência na formação moral do estudante, mas os maiores conflitos ocorrem na escola, pois ali é preciso conviver e respeitar quem o estudante gosta e quem ele não gosta, fazer tanto o que gosta, como o que não gosta.
Além de que para o ensino e a aprendizagem, o diálogo é inerente ao processo, e para desenvolver tal ferramenta moral será necessário praticar a escuta, a fala, argumentar, crença em si e reconhecer o outro.
Podemos concluir que para a escola proporcionar o ambiente adequado para a convivência respeitosa, não bastará uma mochila de livros didáticos, lápis, caderno, notebook, giz, lousa, alunos e professores.
Em nossas “malas” além do cérebro e os sentidos, bate um coração/sentir que move as relações. Portanto, a escola que carrega a convivência em sua bagagem como algo de valor, terá uma viagem bem melhor!
#mfeducacional #convivencianaescola #escolaseducacaoinfantil #escolasensinofundamental
Nosso trabalho busca o respeito pelas pessoas e aos prazos e o compromisso com o resultado.
É dessa forma que a MF Educacional deseja e espera alcançar o reconhecimento na área educacional.